terça-feira, 30 de novembro de 2010

Uma rua



O que tem de especial esta fotografia? Aparentemente nada!
Uma rua sossegada, num bairro popular de Lisboa, num dia de chuva, com alguém que caminha, um carro no passeio, uma luz sem… Espera lá!!!!!!
Um carro no passeio?!!!!! É isso: um carro no passeio! Só um carro no passeio!
Conheço esta rua, José Duro de seu nome, há umas dezenas de anos. E não me recordo de alguma vez a ter visto com os passeios quase completamente desobstruídos, livres para que os peões neles possam caminhar sem entraves. É que nem no meu tempo de escola, e estudei por perto, mesmo lá no finzinho dela, aqui se conseguia andar.
Fica o satisfatório registo da ocorrência e a esperança, meio utópica, de um dia ver este e todos os outros passeios assim, desempoeirados de viaturas, com espaço para andar, brincar, sonhar, ou apenas estar e usufruir do que é nosso: o passeio!

Texto e imagem: by me

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

À porta da esquadra



A fotografia era esta. O texto que a acompanhava era este: http://wheelsversuslegs.blogspot.com/2010/10/porta-da-esquadra.html .
O conjunto, e para além da publicação na web, foi enviado para o comando da PSP, acrescido dos detalhes sobre data, local, matricula e a minha identificação formal.
Eis que recebo ontem a seguinte missiva, via e-mail:

“Ex.º Sr. J. C. Duarte

A PSP agradece o seu contacto e informa-o que o e-mail que nos endereçou mereceu a nossa melhor atenção, tendo já sido adoptadas as correspondentes recomendações quando a esta matéria.
Não obstante este facto, julgamos pertinente informar V.º Ex.ª que o motociclo em causa era pertença de um cidadão, o qual naquele momento encontrava-se no interior da subunidade policial a formalizar uma denúncia, tendo este por falta de alternativa, estacionado o seu veiculo em infracção.
Estas situações são pontuais, merecendo por isso alguma condescendência por parte de alguns elementos da PSP, para não agravar ainda mais a situação de uma potencial vítima.
Contudo, nada justifica o comportamento adoptado perante V.º Ex.ª, o qual desde já lamentamos.

Certos da vossa compreensão, com os meus cumprimentos.

Fábio Ruben de Castro
Comissário”


Posso presumir que, tendo demorado quase um mês a responder, e atendendo a algum grau de detalhe, alguma coisa foi feita.
Já quanto às alternativas de estacionamento referidas, está à vista o que poderia ter sido feito.
Espero que tenha servido de exemplo ao agente de serviço naquele dia. Mas não o posso garantir!

terça-feira, 2 de novembro de 2010

85-64-DT 44-73-NC


R.bEmídio Navarro, Lisboa, 2010-11-01

66-93-XM 55-80-RB


R. Emídio Navarro, Lisboa, 2010-11-01